10 Dicas para escovar os dentes

10 Dicas para escovar os dentes

Escovar os dentes é um passo da higiene oral que deve ser feito diariamente. No entanto, apesar de ser um procedimento tão importante para evitar doenças da cavidade oral, muitas pessoas têm problemas em conseguir realizá-lo corretamente. Existem diversas razões para tal mas tentaremos dar-lhe algumas dicas que deverão ser seguidas para que o ato de escovar os dentes seja o mais acertado.

Para o conseguirmos, foi feita uma lista com algumas dicas que devem ser seguidas por si para que o ato de escovar os dentes; fique o mais correto possível.

1 – Escolha uma escova de dentes adequada

Um dos passos que pode ser complicado para as pessoas é a escolha da escova de dentes adequada para escovar. Essa escova deve ser macia, para que não corra o risco de magoar as gengivas, e a cabeça deve ser arredondada para chegar até às zonas mais inacessíveis.

2 – A qualidade da pasta de dentes é fundamental

Nos dias que correm existe uma variedade enorme de pastas de dentes, no entanto, nem todas são adequadas à sua higiene oral. Para conseguir uma pasta de dentes adequada às suas necessidades, fale com o seu dentista e pergunte-lhe qual aconselharia para o seu caso em específico.

3 – Bochechar antes de escovar os dentes

Um ato que muitas pessoas se esquecem é o de bochechar antes de escovar os dentes. Para que se torne um incentivo o bochechar antes de escovar os dentes, segue-se a explicação. Antes de bocejar água, a acidez na sua cavidade oral está elevada e, para evitar que a higiene oral não seja bem realizada, primeiro corta-se a acidez e depois começa-se a escovar os dentes.

4 – Não se esqueça de nenhuma zona

IImportante: não se esqueça de nenhum canto da sua boca. Basta que uma zona não tenha tido uma boa higiene oral para que toda a boca possa ser infetada num ápice. Portanto, mesmo que dê trabalho, pense em higienizar todos os cantos da sua boca.

5 – Seja metódico se for necessário

Muitas pessoas têm medo de se esquecer de alguma zona, portanto arranjam alguns sistemas que ajudam no processo. Um desses sistemas é dividir a cavidade oral em quatro partes iguais e escovar os dentes de cada uma dessas partes por 30 segundos. É uma boa opção caso tenha problemas em chegar a todas as zonas.

6 – Bochechar depois de lavar os dentes

Como já sabe, bochechar antes é muito importante mas é igualmente fundamental bochechar depois do processo terminado. Habitualmente, as pessoas não se costumam esquecer do pós-lavagem, mas nem sempre o fazem bem. Use água fria e bocheche durante um bocado, tentando chegar a todos os cantos da boca. Dessa forma conseguirá ter uma higiene oral mais próxima daquilo que será considerado correto.

7 – Não se esqueça da língua

Nos dias de hoje esta não é tão esquecida, no entanto, ainda há quem se esqueça de escovar a língua. A língua é um reservatório de micróbios e deve ser combatido a cada lavagem, como qualquer outro local da sua boca.

8 – A duração deve ser entre 5 a 7 minutos

Normalmente os especialistas dizem que a higiene oral deve ser de 5 a 7 minutos, mas este tempo inclui o ato de escovar os dentes e o ato de passar o fio dental. Caso queira usar o fluor, o tempo encontra-se fora desta estimativa.

9 – Use o fio dental sempre que escovar os dentes

É importante manter em mente que só escovar dentes não é suficiente. Mantenha na sua rotina o escovar os dentes e o uso do fio dental. Em primeiro lugar usa o fio dental, depois deve escovar os dentes e, no final, se sentir necessidade, passar o fio dental novamente.

10 – O fluor para finalizar

Para finalizar uma higiene oral bem realizada deve fazer bocejos com fluor. Estes bocejos irão aliar-se aos processos anteriores para combater a placa bacteriana.

10 (bis)– A duração deve ser entre 5 a 7 minutos

Normalmente aconselhamos que a higiene oral deva ser feita entre 5 a 7 minutos, mas este tempo inclui o ato de escovar os dentes e o ato de passar o fio dental. Caso queira usar o fluor, o tempo encontra-se fora desta estimativa.
Estas são algumas dicas que deve seguir para que consiga ter uma higiene oral correta e eficaz. Escovar bem os dentes permitirá obter e manter um sorriso perfeito !!
Podem igualemente ver esta video explicativa para mais informações.

sorriso-perfeitoAlimentos-para-dentes-saudaveis