Branqueamento Dentário – Saiba Como Branquear os Dentes Sem Complicações

Branqueamento Dentário – Saiba Como Branquear os Dentes Sem Complicações

O sorriso é o cartão de visita de cada paciente e, como tal, torna-se imperativo mantê-lo o mais bonito possível. A pensar neste facto, muitos pacientes decidem fazer um tratamento que consiste no branqueamento dentário.

O branqueamento dentário tem como finalidade eliminar todos os corantes que se foram depositando, ao longo do tempo, nos dentes. Para tal são usadas substâncias químicas. Este tratamento é usado, essencialmente, a nível estético, tanto em pacientes com dentes saudáveis como em pacientes que se encontrem na última fase do tratamento de uma cárie.

O que Provoca o Escurecimento dos Dentes?

Os dentes sofrem diversas agressões ao longo dos tempos e, devido a essas, o escurecimento é inevitável. Existem alguns fenómenos que promovem esse escurecimento e que devem ser evitados ou, pelo menos, reduzidos. Outros são fenómenos naturais que não podem ser eliminados.

  • Idade;
  • Hábito de fumar;
  • Ingestão de alimentos com elevado teor de corantes como o café ou a coca-cola;
  • Antibióticos tomados durante a formação dentária;
  • Má-formação óssea;

Evitando alguns destes hábitos, verá uma melhoria significativa nos seus dentes.

Quem Pode Efetuar um Branqueamento Dentários?

O branqueamento dentário pode ser efetuado por todos os pacientes que desejem reabilitar a estética dentária. Para que o possa fazer não deve comprar um produto no supermercado, mas sim consultar o seu dentista e, com ele, discutir o melhor plano de branqueamento dentário para si.

Antes e Depois branqueamento dentario

Técnicas para Branqueamento Dentário

As técnicas que ajudam neste tipo de tratamento dentário estético são diversas, sendo que podem ser divididas entre técnicas realizadas na clínica ou técnicas realizadas em casa. Na maior parte das vezes, a eleição é o branqueamento dentário na clínica, mas muitos preferem fazê-lo em casa e, inclusivamente, as pesquisas sobre como branquear os dentes em casa têm crescido imenso nos últimos anos.
Seguem-se as técnicas mais usadas para branqueamento dentário.

  • Branquear em Consultório: O tratamento em consultório é um tratamento rápido que ocorre numa média de 40 minutos. Neste tratamento o profissional de saúde coloca os dentes do paciente em contacto com um gel branqueador que, através da presença de laser, vai branqueá-los. Este tratamento pode levar à sensibilidade dentária que, normalmente, é reversível em 24 horas.
  • Branquear em Casa: Quando o tratamento é feito em casa, o paciente deve, em conjunto com o profissional, discutir o melhor plano de tratamento. Este tratamento deve ser feito durante um determinado tempo – que pode ir de poucos dias até algumas semanas – e deve, acima de tudo, ser seguido pelo profissional na área. É um tratamento cómodo que pode ser realizado a qualquer momento em sua casa.

Existem ainda outras formas de branquear os dentes, mas não tão comuns como as referidas acima.
Estes tratamentos podem deixar os pacientes desanimados nos resultados, pois muitos não têm em consideração que a eficácia do tratamento varia de pessoa para pessoa.

Que Técnica de Branqueamento Dentário pode ser usada no seu caso em Particular?

Cada caso é um caso e, como tal, torna-se importante a discussão com o seu dentista acerca das técnicas para o seu caso em particular. Antes de tudo marque uma consulta no seu dentista e explique-lhe o seu interesse em fazer um branqueamento dentário. Nesse momento ele deve mostrar-lhe quais as melhores opções para o seu caso.

Mantenha em mente que um tratamento que deixou os dentes totalmente brancos em uma pessoa, pode apenas deixá-los menos escurecidos em si. O tratamento varia de pessoa para pessoa e está relacionado com a pigmentação dos dentes.

O Branqueamento Dentário em Casa é uma Opção?

Algumas pessoas não sabem como branquear os dentes em casa e usam produtos que não são aconselhados pelo dentista (como o peróxido de hidrogénio), o que é um erro. Outros, efetivamente, vão ao dentista e voltam com um plano de tratamento que, de certo, resultará.

No entanto, quem ainda não tentou ou apenas tentou os produtos comprados em supermercados, pergunta se o tratamento em casa é uma opção. Sim, este tratamento é uma pessoa e, efetivamente, resulta. Mas, obviamente, o tratamento numa clínica é sempre melhor pois é realizado por um profissional que sabe como fazer todo o tratamento e, mais importante, como otimizá-lo.

Marque a sua consulta e, juntos, podemos escolher o melhor método de branqueamento dentário para si.

Alimentos-para-dentes-saudaveisodontopediatria