Que cuidados devemos ter com a prótese dentária?

Que cuidados devemos ter com a prótese dentária?

A prótese dentária  veio oferecer uma solução à estética dentária e às caraterísticas funcionais perdidas. Esta é uma escolha para todas as idades e tornou-se uma das soluções mais desejadas para quem possui problemas dentários.

No entanto, uma questão complicada, é esta: quais os cuidados a ter com a prótese dentária ? Esta questão provoca muitas dúvidas e, como tal, segue-se a melhor forma de cuidar de uma prótese dentária.

 

O que é uma prótese dentária?

Antes de perceber como são realizados os cuidados quando se usa uma prótese dentária, deve entender em que consiste.

A prótese é uma construção dentária que tem como principal função a substituição da perda de dentes causada por cáries, doenças ou quaisquer outros problemas. Esta terá como objetivo final a reabilitação total das funções orais e estéticas, melhorando a qualidade de vida da pessoa.

 

 Prótese Dentária x Qualidade de Vida 

O aumento da qualidade de vida é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da reabilitação com próteses dentárias. A qualidade de vida irá assentar em dois pontos: na estética e nas funções. A estética é, sem dúvida, uma das maiores razões de procura por parte dos clientes, pois esta irá permitir um aumento da auto-estima da pessoa.

As funções são outra questão importante na qualidade de vida, pois permitem, por exemplo, a ingestão de alimentos que não seriam possíveis, caso a prótese dentária removível não fosse colocada. Este é um caso menos procurado, mas, ainda assim, muito comum.

 

 Como fazer a manutenção da prótese dentária removível? 

A manutenção é absolutamente necessária e, como tal, deve aprender como cuidar da mesma. Algumas das dicas mais importantes encontram-se de seguida.

  • A prótese deve ser escovada todos os dias. Desta forma, será possível evitar a acumulação de alimentos e a formação de manchas permanentes na prótese dentária removível.
  • Caso procure um produto adequado para a limpeza de próteses, pense no uso de uma escova específica para o efeito. Essas escovas são menos duras e, como tal, a probabilidade de provocar danos na prótese é mais baixa.
  • Os produtos adequados para a limpeza da sua prótese podem ser encontrados junto ao seu dentista. Consulte-o sempre que tiver dúvidas.
  • De modo a manter o seu formato, a prótese dentária removível deve ser imersa em uma solução adequada ou em água, durante toda a noite. Para que use o produto mais adequado, entre em contacto com o seu dentista.
  • Caso tenha dificuldades na utilização da prótese dentária, contacte um especialista. Tentar fazer por si mesmo, pode criar danos irreversíveis à placa.
  • A questão anterior adequa-se, também, em situações como quebra da prótese ou desajustamento da mesma.

 

Esta pode ser, de fato, uma excelente escolha para quem possui problemas a nível dentário. No entanto, caso deseje ter esta prótese como solução, deve saber que os cuidados à mesma serão uma prioridade para si. Se possuir qualquer questão sobre o assunto, contacte  a sua clínica dentária em Lisboa.

Sorriso com Aparelho DentarioBranqueamento Dentario : Sim ou Não?