Dentisteria Operatória e Estética Dentária

Dentisteria é a área da medicina dentária que tem como foco lidar com as cáries dentárias. Esta área esta, normalmente, diretamente ligada à área de estética dentária. No entanto, antes de entrarmos por qualquer outro assunto, é importante explicar-lhe, ao certo, o que é uma cárie dentária.

O que é uma cárie dentária e quais as causas?

A cárie dentária é uma patologia que ocorre a nível oral e que tem diversos estágios de gravidade. Num deles, a cárie apenas atinge as camadas de esmalte e da dentina, portanto o tratamento é simples, sendo necessário eliminar-se, apenas, a zona afetada e reconstruir o que foi eliminado.

Numa segunda abordagem temos uma cárie que atinge a polpa do dente, sendo, portanto, uma situação mais grave. Neste caso a melhor opção é a desvitalização dentária. Após a remoção da cárie, reconstrói-se todo o dente.

Para que uma cárie chegue ao segundo estado são necessárias mais agravantes do que é necessário no primeiro estado. De uma forma geral, os açúcares dos alimentos são os culpados pelas cáries dentárias, daí a necessidade de uma correta higiene oral.

estética-dentária-carie

Prevenção e reconstrução de cáries

A melhor forma de prevenir uma cárie dentária é através de uma correta higiene oral, com recurso à escovagem dentária, ao fio dentário e ao flúor. Esta é a melhor forma de prevenção. No entanto existem outras como a diminuição de ingestão de açúcares e visitar, regularmente, o seu dentista.

Contudo, caso o dano esteja feito, o melhor é consultar o seu dentista e preparar-se para uma desvitalização. Desta forma conseguirá fazer a reconstrução a partir da sua cárie e irá melhorar a saúde da sua boca.

periodontologia

Branqueamento Dentário e Estética Dentária

Claro que a reconstrução dentária não é a única forma de melhorar o seu aspeto visual e psicológico, é bom que se sinta bem após o tratamento de uma cárie. Portanto, além da higiene oral regular, pode fazer um branqueamento dentário.

A razão para o fazer deve-se ao fato de, constantemente, os seus dentes estarem em contacto com agentes que os vão escurecer e, consequentemente, destruir o esmalte. Para evitar este problema pode fazer um branqueamento dentário.

O branqueamento dentário tem como principal finalidade a eliminação de todos os corantes depositados nos seus dentes, através de substâncias químicas, aproveitando para lhe devolver a sua cor dentária original. Este tratamento pode ser realizado em dentes sãos ou em dentes desvitalizados.

Marque a sua consulta hoje mesmo, tanto para tratamento da sua cárie, como para uma restauração mais eficaz ou para tratamentos estéticos dentários. Contacte-nos.