Cárie Dentária – Como Eliminar as cáries duma vez por todas?

Cárie Dentária – Como Eliminar as cáries duma vez por todas?

A cárie é um problema dentário que atinge grande parte da população mundial. Algumas das pessoas pertencentes a essa população, infelizmente, não sabem como tratar uma cárie dentária nem como evitar as mesmas, ao contrário de outras. O foco principal é atuar em quem não tem conhecimento e aprofundar o conhecimento de quem o tem.

Antes de falarmos sobre como eliminar as cáries de vez, torna-se essencial saber o que é uma cárie. Uma cárie dentária é uma patologia que ocorre a nível oral e que, como em todas as doenças, tem estágios de maior ou menor gravidade. A cárie pode atingir, no mínimo, o esmalte ou, no máximo, a polpa do dente, sendo que cada caso tem consequências específicas.

Existem alguns alimentos e bebidas que têm facilidade em causar a cárie dentária. Eliminá-los da sua dieta – ou reduzi-los – é uma forma de impedir o aparecimento de cáries dentárias. Tome atenção à lista que se segue.

 

Alimentos e Bebidas que causam cáries dentárias

Ironicamente, os alimentos e bebidas que devem ser evitados são os que, regra geral, toda a população gosta. Segue-se uma lista.

  • Doces: os doces são um dos principais alimentos que destruem o esmalte e podem atingir a polpa do dente, chegando a provocar uma cárie dentária grave;
  • Bebidas com corantes: determinadas bebidas, como por exemplo a coca-cola, atraem as bactérias que provocam cáries dentárias;
  • Farinhas: as farinhas ajudam na contração de cáries dentárias, portanto devem ser evitadas. Após a sua ingestão, deve lavar os dentes;
  • Comida Plástica: A comida plástica dá todas as condições para que a cárie dentária tome lugar;
  • Café: o café, além de manchar o esmalte, também ajuda no aumento de bactérias na cavidade oral.

No entanto, não são apenas os alimentos e as bebidas que ajudam na formação de cáries. Existem, ainda, determinados hábitos que promovem a aparição de cáries. Entre eles estão o hábito de fumar, de beber vinho acima da dose recomendada, de deixar a boca desidratar e, até, ranger os dentes. Estes hábitos devem ser evitados e, caso sejam comportamentos que não podem ser evitados por si, como ranger os dentes, deve entrar em contacto com um profissional.

 

Sintomas da cárie

A cárie dentária apresenta diversos estados de desenvolvimento, desde um estado menos grave a um mais grave. À medida que o estado da cárie vai agravando, os sintomas seguem-na, agravando-se também. Isto leva-nos a uma pergunta que gera muitas dúvidas.

“A cárie dentária dói?”

Como se vai ver abaixo, a dor é um dos sintomas da cárie dentária e, como tal, existe probabilidade de ocorrer. No entanto, uma pessoa pode ter uma cárie e não ter sintomas, pois esta pode estar num estado inicial. Para evitar que chegue a um estado avançado em que, aí sim, cause dor, é aconselhável visitar o seu dentista com regularidade.

Voltando atrás, quais os sintomas de uma cárie dentária?

  • Sensibilidade a nível dentário
  • Dor de dentes, tanto em repouso como a comer/beber
  • Alteração da coloração dentária para um tom mais escuro
  • Orifícios nos dentes

Alguns dos sintomas, como a dor de dentes sem mastigação ou a alteração da coloração, são a um nível mais avançado da cárie. Evite chegar a este nível.

carie-boca

Como tratar a cárie?

Outra dúvida frequente é se “É possível tratar a cárie em casa?”. E a resposta é que não é possível tratar, mas é possível prevenir. Por exemplo, se evitar os comportamentos de risco que se encontram acima, evitar a formação da placa bacteriana (através da escovagem dos dentes, do uso regular de fio dentário e do uso do flúor – mais informações no nosso artigo dedicado sobre dicas para escovar os dentes), pode evitar a formação de cáries dentárias.

No entanto, este processo só irá funcionar se ainda não possuir uma cárie dentária. Se, por outro lado, já tiver sintomas, pode retardar o processo de formação da cárie, mas não pode impedi-lo.

Para, efetivamente, tratar a cárie, deve entrar em contacto com o seu dentista e marcar uma consulta com a maior brevidade possível.

Liliana-Santos-DireclinSorriso com Aparelho Dentario