Endodontia

Os tratamentos dentários são imensos e, normalmente, dependendo do problema em questão, o tratamento vai variando. Um desses tratamentos, que normalmente é usado aquando a existência de cáries dentárias, é a endodontia.

O que é a endodontia?

A endodontia é normalmente conhecida por desvitalização e tratamento dos canais dentários e esta é a área da medicina dentária que se encarrega de efetuar a limpeza interna de um dente. Essa limpeza pode ser realizada em duas situações, em dentes vitais ou em dentes que já não se encontrem em vitalização. Mas a altura exata em que essa desvitalização é feita é, normalmente, quando a cárie atinge a polpa e, nesse instante, é quando o dente tem duas opções, ou é extraído ou desvitalizado.

Endodoncia-sorriso

O que faz a endodontia?

A desvitalização, como se pode ler acima, é feita quando a cárie atinge a polpa. No entanto o que é, efetivamente, feito durante a desvitalização de um dente?

Neste processo o dentista tem como objetivo remover todo o tecido infetado e substituí-lo por um enchimento especial médico que servirá de suporte à restante estrutura do seu dente. Ou seja, de forma resumida, faz-se a abertura do dente e remove-se a polpa. De seguida os canais radiculares são limpos e alargados, permitindo espaço para o preenchimento com material próprio e, mais tarde, com um material que irá selar, definitivamente, os canais. No final fecha-se o dente de forma a que o mesmo pareça o mais natural possível.

Todo este processo permite selar o canal dentário que não voltará a infetar. Todo o procedimento é feito com anestesia local e, de forma geral, costuma ser um procedimento rápido.

No entanto, caso seja necessária mais do que uma sessão, são colocadas restaurações provisórias que irão manter o dente seguro até ao próximo tratamento.

Endodoncia-desvitalizacao

Quais as causas de infeção da polpa?

Existem diversos casos que podem provocar a infeção da polpa e, entre eles, encontram-se os seguintes:

  • Fratura dentária
  • Cárie dentária
  • Agressão dentária

Visite a Direclin

Este novo procedimento de desvitalização e tratamento de canais dentários promove a diminuição de casos de extração dentária, sendo uma mais valia para os pacientes que, antigamente, teriam que investir em próteses para questões estéticas e funcionais. O procedimento é simples e pode ser realizado após o seu estudo em particular.

Entre em contacto connosco e marque a sua consulta.