Higiene Oral

A higiene oral é uma das formas mais importantes de prevenção de doenças dentárias e, como tal, é importante que as pessoas façam uma boa higienização. Essa higienização deve ser realizada após as refeições, num mínimo de três vezes diárias.

No entanto, mesmo com a maior quantidade de informação, existem pessoas que não fazem a higienização de forma correta e, na maioria dos casos, é por falta de vontade e não por falta de informação. Mas, de qualquer modo, falaremos de pressupostos importantes para uma correta higiene oral.

Escovagem dos dentes

Um dos pontos mais importantes é a escovagem dentária. Essa escovagem deve ser realizada num período de tempo mínimo de 2 minutos, sendo que dá uma média de 30 segundos para cada quadrante da sua cavidade oral – supondo que divide a cavidade oral em quatro parte idênticas.

Durante esse tempo, a escovagem deve ser feita com a escova inclinada a 45º em movimentos curtos de vai e vem, podendo realizar também alguns movimentos circulares. Não se esqueça da arcada dentária superior, inferior, interna e externa. Escove cada canto para uma prevenção eficaz.

Além da escovagem dentária, não se esqueça de escovar, também, a sua língua. A língua é uma fonte de bactérias e, se não for lavada, as bactérias irão espalhar-se pela sua boca, estragando todo o trabalho que teve ao fazer a escovagem.

escova-a-45-grausmoviementos-circularesmoviementos-curtos

 

 

Fio dentário

Antes da escovagem é importante passar o fio dentário. Este fio dentário deve ser passado entre os dentes, num movimento de trás para a frente, e sempre contra o dente. Nas primeiras vezes, provavelmente, irá sangrar, mas tome o máximo de cuidado para não se machucar.

Se desejar, pode passar o fio dentário após escovar os dentes, desta forma conseguirá uma melhor sensação de frescura.

fio-dentario-higiene-oral

Flúor

O flúor é um complemento aos dois procedimentos encontrados acima. Os bocejos com o flúor, só por si, não previnem as cáries, mas quando em conjunto com a escovagem dentária e com o fio dentário, irá combater as cáries e, sem dúvida, melhor a sua saúde oral.

Este procedimento, ao contrário dos procedimentos descritos anteriormente, deve ser realizado uma vez por dia, durante um minuto, preferencialmente de noite.

Estes são os principais procedimentos que deve ter em atenção durante a higiene dentária. Lembre-se que, mesmo não usando o flúor, é imprescindível usar o fio dentário e a escovagem dentária. No entanto, os três em conjunto irão prevenir o aparecimento de cáries.

Além dos três procedimentos, lembre-se de visitar, com regularidade, o seu dentista. Só desta forma conseguirá manter uma saúde oral satisfatória. Aguardamos o seu contacto para marcar uma consulta de avaliação.

De qualquer forma, se quer descubrir mais sobre Dicas de Higiene Oral,  pode ir visitar o Blog da Direclin que inclui materiais completos sobre asuntos relacionados e muito mais informações uteis.