Odontopediatria

A Odontopediatria é uma especialidade pertencente à medicina dentária que se preocupa, quase exclusivamente, com a manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e alguns pacientes com necessidades especiais.

Esta especialidade é uma das mais importantes, porque estes especialistas são quem vão ditar quem a criança será no futuro e como serão os seus dentes. O acompanhamento infantil tem que ter um forte poder preventivo pois, na fase dos dentes de leite, é necessário que as crianças tomem grande parte dos conhecimentos dentários. Além disso é nesta fase que os especialistas têm que estar atentos a possíveis problemas de saúde que podem piorar no futuro. Toda a saúde dental infantil é importante e tem que ser seguida por especialistas.

odontopediatria

Como são os tratamentos para crianças?

Os tratamentos das crianças (serviços de odontopediatria) são semelhantes aos tratamentos dos adultos, no entanto, existem alguns tratamentos feitos exclusivamente para os mais novos. Essas exclusividades, na sua maioria, devem-se às diferenças de formação entre uma criança e um adulto.

Quando é necessário levar a criança ao dentista?

Numa estimativa, a criança deve começar a ir ao dentista entre os 6 meses e 1 ano de idade, já que essa idade coincide, mais ou menos, com o crescimento dos primeiros dentes. A partir desse instante será bom a criança ter consultas de odontopediatria e então ter um acompanhamento periódico para que, dessa forma, não ocorram problemas sem que perceba.

odontopediatria

Que vão fazer nas consultas?

De forma geral, o que vai ser feito com a criança na consulta passa por um dos pontos abaixo. Confira:

  • Prevenção: Uma das principais razões pelas quais a criança deve ir ao dentista é para uma prevenção adequada. Através das idas regulares o dentista pode encontrar problemas que pode prevenir para que não piorem ou se tornem, efetivamente, um problema.
  • Cáries: Outra das razões consiste em evitar as cáries. A ingestão frequente de açúcares é o suficiente para que a criança esteja suscetível ao aparecimento de cáries, portanto é importante manter a atenção.
  • Flúor: A aplicação do flúor é outras das razões para levar a criança ao dentista. Este flúor é importante pois irá prevenir o aparecimento de cáries.
  • Controlar a placa bacteriana: Na idade das crianças é preciso muita atenção para que não ocorra o aparecimento de cáries. Para tal, uma das principais razões para ir à consulta é controlar a placa bacteriana.
  • Orientações: Outro dos objetivos é o ensino, ao cuidador da criança, de procedimentos acerca da higiene oral.

A ida ao dentista por crianças costuma ser um momento de ansiedade. Desse modo, para evitar esses momentos stressantes, temos estratégias específicas e comprovadas para que tudo corra bem e para que, quem sabe, a criança fique calma na próxima vez que for ao mesmo e com expectativas mas positivas.

Entre em contacto connosco e marque a consulta dentaria para a sua criança.