Próteses Fixa e Removível

Os problemas dentários existentes são dos mais diversos tipos e, por vezes, chegam a extremos em que a única hipótese de resolução é a extração dentária. No entanto, essa extração dentária, tem consequências a níveis estéticos e funcionais.

As próteses, tanto as fixas como as removíveis, surgiram para auxiliar na resolução de problemas estéticos e funcionais. Através da colocação de uma prótese fixa, a pessoa volta a ter a sua função dentária e a sua estética, sem nunca se preocupar. As próteses removíveis oferecem as mesmas vantagens das anteriores, no entanto, podem ser retiradas e colocadas quando lhe apetecer.

De seguida serão mencionadas algumas caraterísticas de cada uma das próteses existentes.

Próteses Fixas

Quando a estrutura do dente ainda pode ser utilizada, muitas vezes, é usada uma prótese fixa que, de alguma forma, vem reabilitar a estética e a função da pessoa a nível dentário. Essas próteses fixas têm como constituintes as coroas, pontes e próteses suportadas por implantes. A sua colocação é simples e, no final, verá melhorias nos níveis referidos acima.

Estas próteses são as mais comuns e escolhidas por jovens e adultos de um modo geral, sempre que têm a opção de escolha.

especialidades-protese-fixa

Próteses Removíveis

A prótese removível é o segundo tipo de prótese e, a sua principal caraterística, é ter a capacidade de puder ser removida e recolocada a qualquer momento. Essas próteses podem ser parciais ou totais.

Deve ter um cuidado crescente com estas próteses removíveis, pois devem ser mantidas em locais limpos e ser devidamente tratadas antes de recolocadas na sua cavidade oral. No entanto todos estes cuidados ser-lhe-ão explicados pelo seu dentista.

especialidades-protese-removivel

Através da colocação de próteses, atividades tão simples como comer são facilitadas, pois não existem dentes em falta que possam dificultar a ação. A questão estética também é garantida por estas próteses, devolvendo a autoestima que, provavelmente, a pessoa perdeu aquando a perda dentária.

Caso deseje ter uma consulta para que possamos debater o tema das próteses em conjunto, entre em contacto connosco.