Top 10 Alimentos para Dentes Saudáveis

Top 10 Alimentos para Dentes Saudáveis

Quer ter dentes saudáveis? Se a sua resposta for sim, deve ter em mente que dentes saudáveis não é sinónimo de, apenas, higiene oral correta. Aliás, a higiene oral deixará os seus dentes limpos, mas isso não significa que eles estejam saudáveis. Para conseguir dentes saudáveis terá que conseguir uma junção entre a higiene e os alimentos, assim como outros hábitos corretos.

Neste artigo apenas focaremos um dos hábitos, os alimentares. Todos sabem que devemos comer muitas verduras, evitar os doces, entre outros que aprendemos desde crianças, mas nem todos são ensinados. Portanto segue-se uma lista de dez alimentos para que consiga ter dentes mais saudáveis.

1 – Faça ingestão de muita água

A primeira e mais simples é a água. A água, se for consumida com regularidade, não deixará que os microorganismos assentem, pois haverá sempre movimento. Ingira muita água e sinta os benefícios da ação.

2 – Vitamina C na sustentação óssea

A vitamina C é uma vitamina que atua a nível de estrutura óssea o que, portanto, é uma mais valia para a sua saúde oral. Um dos principais alimentos ricos em vitamina C é a laranja, no entanto o seu consumo deverá ser limitado devido à sua acidez.

3 – Formação da estrutura óssea com a Vitamina D

A vitamina D é outra vitamina que deve ser usada com frequência devido à sua actuação a nível de formação da estrutura óssea. Através do consumo desta vitamina, decerto, conseguirá dentes mais fortes e, também, saudáveis.

4 – Leite e derivados do mesmo para consumo de Cálcio

A questão nestes alimentos é a existência de cálcio que lhe oferecerá um sorriso mais bonito. O cálcio actuará nos seus dentes conseguindo que esses fiquem mais fortes, no entanto, a sua importância é acrescida durante a sua formação.

5 – Folhas de Couve como alternativa à lactose

Se tem problemas alérgicos à lactose, talvez as folhas de couve sejam a alternativa para a sua saúde oral. Estas folhas de couve, tal como os produtos com lactose, são uma fonte rica em cálcio, portanto será uma excelente alternativa para si.

6 – Alimentos crus para exercitação muscular

Todo o corpo humano necessita de treino e os músculos e ossos mandibulares não são excepção. Os alimentos crus, devido à sua maior rigidez, farão com que os componentes acima sejam treinados e, consequentemente, a função dos mesmos será melhorada.

7 – Alimentos ricos em fibra para auto limpeza

Para muitos, este benefício é desconhecido mas os alimentos ricos em fibras têm um poder de auto limpeza que, com o tempo, irá dar-lhe um poder de “2 em 1” em um só alimento.

8 – Morangos e o ácido málico

Que os morangos são uma excelente opção para branquear os dentes, muitas pessoas sabem. No entanto, nem todos sabem que a substância responsável por esse efeito é o ácido málico que tem o poder de tirar manchas dos dentes.

9 – Ativação da produção de saliva é com o Pepino

Se não sabia, isto é algo que deve memorizar. O pepino é um alimento com muitas vantagens que são desconhecidas, mas uma das principais para este campo é a activação da produção de saliva. Esta activação promoverá um movimento constante e, consequentemente, uma boca mais saudável.

10 – Uma novidade: use pastilhas sem açúcar

Algo que muitas pessoas desconhecem é que, efectivamente, o uso de pastilhas sem açúcar é uma mais valia para a produção de saliva. Desta forma, naturalmente, o movimento dentro da sua boca será constante e não ocorrerão depósitos de microorganismos indesejados. O uso de pastilhas sem açúcar, embora possa ser promovido, deverá ser feito com contenção.

 

Claro que os alimentos não são a única forma de ter os dentes saudáveis. Aliando a isto deve juntar-se uma correta higiene oral e, ainda, uma consulta regular ao seu dentista. Surpreenda todos com o seu sorriso perfeito.

dicas escovar os dentesbranqueamento dentario